SOBRE NÓS

Conheça como surgiu e quem está por trás do movimento.

COMO COMEÇOU

Fernanda Joenck e Adriana Ponce são as fundadoras do MAP - Meio Ambiente na Prática. O movimento surgiu a partir da idealização de Fernanda que sonhava em criar um meio para incentivar as pessoas a se engajarem ambientalmente e não desistirem da atuação profissional na área ambiental.

 

Esse sonho ganhou força e se concretizou a partir da união de seus ideais com os de Adriana Ponce, que, assim como Fernanda, também acreditava que é possível trabalhar com meio ambiente tendo por base a ética e boas práticas profissionais.

 

Ambas com perfil técnico e jurídico, apaixonadas pela área, acreditam fortemente no poder da educação ambiental como ferramenta de transformação.

Resolveram então unir seus sonhos, forças e conhecimentos para estimular a capacitação contínua, bem como fomentar a união dos diferentes profissionais que atuam com meio ambiente.

"O JARDIM NASCE PRIMEIRO NOS SONHOS DO JARDINEIRO."

Rubem Alves

QUEM SOMOS

FERNANDA JOENCK

"Sou idealista e apaixonada pela vida. Poder de alguma maneira ajudar pessoas e o planeta é o que me inspira e me move. Sempre enxerguei a educação ambiental como um pilar de base para os problemas da sociedade e resolvi então começar a fazer a minha parte dentro desse processo.

Sou uma amante dos estudos pois acredito que o conhecimento nos transforma constantemente e nos evolui, então gasto grande parte do meu tempo aprendendo novas coisas. Como sou ambientalista de alma e coração, dedico muito desse tempo de aprendizagem para a temática ambiental e, não me conformava mais em manter tudo o que venho aprendendo apenas para mim.

Percebi a dificuldade que muitos têm de visualizar as possibilidades de atuação profissional no mercado de trabalho ambiental. Reconheço que é um universo muito amplo que muitas das vezes as pessoas não sabem ao certo o que estudar, por onde começar, ou até mesmo tem dificuldade em compreender que é sim possível trabalhar com esses assuntos.

Vi ao longo da vida pessoas desistindo da área sem saber como e onde poderiam atuar, assim como vi também muitos profissionais incríveis trabalhando em assuntos mais incríveis ainda e que poucas pessoas tinham conhecimento sobre aquela informação.

Em um certo dia me deparei com a frase de Augusto Cury que diz que “Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam suas mãos para cultivá-las”, resolvi então fazer parte do grupo dos que fazem. Unir meus conhecimentos e fazer o possível para mudar esse cenário.

Acredito que nossos conhecimentos precisam ser compartilhados e colocados a serviço do mundo, ajudando e inspirando pessoas de alguma forma. Quando a gente se entrega, um mundo de abundância e prosperidade se abre ao nosso redor.

Confio no poder de cada um fazer sua parte por um mundo melhor, e sei que precisamos nos unir para sermos mais fortes."

ADRIANA PONCE

"Sou uma buscadora inquieta

Procuro as perguntas, posto que das respostas cuida o sistema

Recuso a desistência dos sonhos, a falência da esperança

Creio que nossa obra persiste, em matéria ou essência

Daí a relevância de uma existência fortalecida e não banal

Acredito na empatia como mecanismo da construção do coletivo

e que somos parte, centelhas de um todo

Creio que nossos pensamentos e atitudes mudam o meio interno e externo

E que nossos feitos sobrevivem no outro

Por que afinal, o que é essencial na vida?"

Engenheira Ambiental graduada por Faculdades Oswaldo Cruz, Monitora em Educação Ambiental e Técnica em Meio Ambiente formada pelo SENAC. Estudiosa da área ambiental, Fernanda Joenck sempre se mantém em constante atualização técnica participando de inúmeros cursos, palestras, seminários, congressos e etc.

Em sua trajetória profissional sua primeira experiência foi em um órgão público (SVMA – Secretaria do Verde e Meio Ambiente) auxiliando na gestão do parque municipal Jardim da Luz. Logo em seguida atuou em uma consultoria especializada em gerenciamento de áreas contaminadas, tendo envolvimento com trabalhos de Investigação Confirmatória, Investigação Detalhada, Investigação Complementar, Remediação e Monitoramento Analítico de Águas.

Decidiu migrar para trabalhar no setor industrial, foi então que atuou no corporativo responsável pelo gerenciamento ambiental da região da América do Sul de uma grande indústria automobilística, fornecendo suporte técnico para o gerenciamento de resíduos e efluentes, bem como ao atendimento dos requisitos corporativos globais.

Atualmente oferece seus serviços como consultora ambiental nos seguintes temas:

  • Sistema de gestão ambiental

  • Auditorias

  • Gerenciamento de estudos e/ou programas ambientais

  • Licenciamento ambiental

  • Due diligence

  • Pericia ambiental

Advogada com especialização em meio ambiente e bacharel em Turismo. Mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT-SP e especialista em Biossegurança pela UFSC.

Sócia-fundadora de Santos & Cerântola Sociedade de Advogados. Atua em equipes de peritos ambientais em processos judicias e na regularização ambiental extrajudicial para a iniciativa privada e poder público.

Consultora ambiental para a Pangea International Enterprise Limited, com sede em Xangai, China e colaboradora voluntária para as Organizações não Governamentais Sonho Nosso - Frente de Apoio Comunitário e Instituto Anchieta Grajaú.

Foi consultora jurídica voluntária para litígios administrativos e pequenas causas no Saint Paul’s Advocacy Office em Vancouver, Canadá.

Atualmente ministra disciplinas na graduação e pós-graduação em Instituições de referência em São Paulo e outros Estados, tais como: Faculdades Oswaldo Cruz, IEPG, PROGESA (FIA) e SENAC sobre temas na área de meio ambiente: Responsabilidades Legais em Meio Ambiente, Perícia Ambiental, Licenciamento Ambiental, Gestão Estratégica em Meio Ambiente, Gerenciamento de Conflitos Ambientais, Gerenciamento de Áreas Contaminadas, Código Florestal, Vegetação, Resíduos, Biossegurança, Biodiversidade, Biopirataria e Biotecnologia Moderna.

Palestrante em treinamentos sobre meio ambiente para o Poder Público e Empresas do setor privado e colaboradora de revistas técnicas do setor, revisora de periódicos e autora de artigos científicos.

Adriana por Fernanda

"Adriana sempre foi uma grande referência para mim. Poucas pessoas tem tanto conhecimento da área ambiental como ela. Muito mais do que uma profissional jurídica, seu nível de conhecimento técnico é extremamente admirável. Com uma didática impecável e um conteúdo de extrema qualidade, ela ensina com facilidade tanto para iniciantes como para profissionais com conhecimentos avançados na área ambiental. Tenho orgulho em dizer que aprendi muito do que eu sei com ela. Quanto mais a conheço, mais a admiro. Além de ser uma profissional de altíssimo nível, é uma pessoa de uma alma linda, coração grande, trás serenidade na fala e no agir. Uma grande honra te-la como parceira de trabalho."

Fernanda por Adriana

"Ela é encantada pela vida

Percebe-se a serviço da Natureza e da realização humana

Sonhadora

Fiel aos ideais da profissão, engenhou uma forma de resgate dos sonhos próprios e alheios

Comprometeu-se com a causa ambiental na proposta de reunir profissionais engajados e divulgar boas práticas 

E assim vê-se colaboradora em processos de transformação"

TUDO ISSO SÓ VAI FAZER SENTIDO SE VOCÊ ESTIVER CONOSCO!

Nos acompanhe aqui pelo site, pelo e-mail e pelas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram - Black Circle
"O OUTRO É UMA COMPLEMENTARIDADE QUE NOS TORNA A NÓS MAIORES, MAIS INTEIROS, MAIS AUTÊNTICOS!"

JOSÉ SARAMAGO

FAÇA PARTE DA MUDANÇA

Nos acompanhe nas redes sociais

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Cadastre seu e-mail gratuitamente e receba novidades e promoções com exclusividade.

CONECTE-SE
FALE CONOSCO

© 2017 por Meio Ambiente na Prática - MAP